Google Maps offline no Android

Google Maps offline no Android


Google-Maps.
O Google Maps pode não ser aquele aplicativo de que comentamos toda hora com um colega ou que sempre esperamos ansiosos por uma atualização, mas convenhamos: ele quebra um galho enorme e nos tira de muitas enrascadas. Contudo, a internet móvel não colabora de vez em quando e pode deixar qualquer um – literalmente – perdido. Porém, esses problemas acabaram agora.
A partir de hoje (10), os usuários do Android receberão o update 9.17 do aplicativo, que adiciona a ferramenta “Áreas Offline”. Essa funcionalidade serve para que qualquer pessoa possa baixar com antecedência o mapa da região que desejar e navegar por ele, sem depender do sinal 3G/4G instável ou de cobranças de pacotes adicionais.
A novidade foi pensada especialmente para a parcela do público que não utiliza o Google Maps por conta do consumo de dados móveis, ou seja, aqueles que têm baixo poder aquisitivo. Além disso, a possibilidade de alternar entre modo offline e online rapidamente pode resolver alguns problemas graves de navegação e ajudar muita gente.
O recurso já era esperado desde o começo do ano, pois havia sido confirmado durante a Google I/O 2015. Entretanto, vale ressaltar que o Brasil será um dos primeiros do mundo a ganhar a atualização, pois, segundo uma pesquisa da própria Google, o nosso país é um dos que mais sofre com a infraestrutura de internet móvel e um dos cinco com mais usuários do app.

O mesmo Google Maps, mas offline? Quase isso

Bom, a primeira coisa que você deve saber é que a Google optou por lançar uma versão mais básica para que os usuários já usufruam algumas funcionalidades bem legais em vez de compilar diversos recursos e lançar no futuro uma versão mais completa.
Portanto, o que você pode fazer no momento é: realizar o download em cache de qualquer área de até 50 km² do mundo, navegar no conteúdo baixado, realizar comandos de voz e olhar o mapa inteiro igual à versão online. Entretanto, no momento essa função só está disponível para veículos, ou seja, nada de rotas a pé ou de transporte público.
Em contrapartida, todas as informações básicas são mantidas: nomes de restaurantes, aeroportos, hospitais e muito mais. Você pode até mesmo puxar o card destes lugares e encontrar número de telefones e outros dados, como horário de funcionamento e cardápio, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que todo os mapas têm um período de expiração de 30 dias. O motivo? A Google não acha seguro manter por tanto tempo as rotas desatualizadas. Afinal, as ruas podem mudar de sentido ou coisas parecidas.

O que esperar para o futuro do Google Maps?

Em um primeiro momento, a ideia não é colocar todos os recursos presentes no utilitário de uma só vez. Ao longo do tempo, mais novidades virão para o modo offline, como a possibilidade de buscar rotas para outros meios de transportes, visualizar pequenas amostras do Streetview nos cards dos estabelecimentos etc.
Além disso, a Google estuda diminuir o consumo de dados móveis ao mesclar arquivos em cache com as informações online. Certamente, algumas funções, como o trânsito e previsão de chegada de ônibus em tempo real, não chegarão ao modo offline, pois dependem exclusivamente da conexão de internet.
O foco da companhia é trazer o recurso para os motoristas e otimizar a performance de navegação. Em outras palavras, caso você esteja utilizando o Maps e a conexão cair, o aplicativo consegue rapidamente identificar essa situação e utilizar as informações armazenadas em cache, evitando que você se perca no caminho.

Como utilizar a função?

Apesar de ser uma ótima adição ao Maps, de nada adianta você se esquecer de baixar o conteúdo e quiser utilizá-lo na hora do aperto. Para fazer isso, basta pesquisar o local desejado, como a cidade de São Paulo, dar um scroll no card do lugar e selecionar a opção de download. O arquivo do mapa pode variar de 15 a até mais de 800 MB, tudo depende da quantidade de informações da cidade e o tamanho da área desejada (que não pode exceder os 50 km²).
Para acessar os seus dados offline, vá ao menu “hambuguer” (aquele com três listras), localizado no canto superior esquerdo da tela, e selecione “Áreas Offline”. Conforme supracitado, é possível usar a função sem a internet ou tê-la como um suporte para quando o seu sinal de internet falhar.

Por enquanto, apenas no Android

Tal como acontece com todos os aplicativos da Google, a novidade do Maps chegou hoje somente para o Android. Todavia, se você é um usuário de iOS e quer experimentar a função, fique tranquilo: a empresa já confirmou que ela deve chegar em breve e que já está em período de teste.
O update começa a ser distribuído hoje, mas isso não significa que todo mundo o receberá ao mesmo tempo. Caso você não tenha a atualização nesta terça-feira (10), não se preocupe: até a semana que vem (dia 17), todos os smartphones a receberão.
—–
Atualização: a Google nos mandou informações atualizadas hoje dizendo que, na verdade, o limite não é por quilômetros quadrados, conforme havia sido informado anteriormente, e sim por tamanho em bytes. O arquivo de donwload pode abranger um local ainda maior, contanto que respeite o peso de até 2,5 GB. Para exemplificar melhor: um mapa que abrange Grande São Paulo, São Bernardo do Campo e parte de Santana de Parnaíba pesa cerca de 300 MB.
Via Tecmundo

Postar um comentário

0 Comentários